Avançar para o conteúdo principal

O que ninguém sabe sobre adiar um casamento


Quando falamos em adiar um casamento por causa de uma pandemia são imensos os sentimentos que nos assolam. Primeiro achamos que não podemos nem devemos estar sempre a falar do mesmo (e sei que este blog já enjoa com este assunto, mas está também é uma espécie de terapia), depois sentimos que NINGUÉM nos compreende, percebemos das pessoas que nos rodeiam as que são mais empáticas e as que enfim, e depois percebemos que só mesmo quem passa por isto no papel de noivos consegue entender.

Em cada palavra de carinho que vamos tendo (muito grata às que me chegam através deste blog) existe compreensão, amizade e amor, mas há algo que, até ao momento, ainda não vi ninguém falar neste mundo dos casamentos. Quando adiamos um casamento não é só a festa em si que adiamos.
Estamos a planear o nosso casamento há dois anos e, mais coisa menos coisa, desde essa altura que a nossa vida foi adiada.
Adiamos a decisão de ser pais por causa do casamento. Pelo meio achamos que talvez devessemos pensar no assunto mas acabamos por decidir esperar.
Adiamos viagens mais fixes, jantares mais caros, aquela carteira que adoro porque precisamos de dinheiro para casar.
Adiamos a compra e até a procura de casa porque vamos casar e isso tem custos.
Há dois anos que a nossa vida passa por escolhas, por poupanças que, muitas e muitas vezes, nos limitam. É claro que as coisas só são assim porque queremos que assim sejam, mas a realidade é esta.
E, quando está tudo a concretizar-se, a coisa vai por água abaixo. Cada lágrima que choro com soluços de dor, não são apenas lágrimas pela festa que não se faz. Quando isto começou eu bati o pé e disse que não aguentava esperar mais um ano (eu sou das noivas que assume sem problemas que já estava farta da fase de noivado), agora sei que tem que ser, óbvio, mas acreditem que adiar um casamento é muito mas muito mais que adiar apenas um casamento.
Como diz o meu noivo, seria pior se o adiassemos por questões nossas. Não somos nós que o estamos a adiar, são as circunstâncias. Como nos há muitos mais noivos, infelizmente.

E agora, certamente, terei que esperar mais um ano. Inventaremos mais coisas para o nosso casamento, teremos mais uns bebecas lindos que era para irem na barriga das suas mães e que, provavelmente, já irão a andar.

E nós talvez tenhamos aprendido a lição que não devemos adiar a vida, quanto muito a vida adia o que tiver que adiar.

Comentários

  1. Olá Coquinhas, eu identifico-te muito à minha sobrinha que adiou o casamento para Outubro. Seria já dia 16. E, vamos ver se vai mesmo acontecer! A Minha sobrinha já vai casar aos 26, e claro, como tu dizes, a ideia de serem Pais vai ser adiada porque as coisas não estão fáceis. Tudo tem de ser muito pensado. Acho que já tinham comprado casa. O pior agora é pagar as coisas porque os planos sairam furados. Ela é Educadora de infância e tem estado em casa.
    -
    Gostei de ler o que escreveste à cerca do teu namorado. É mesmo assim. Cuidado com essa ansiedade porque se começares a ir a baixo é muito mais difícil levantar.
    Claramente que para quem está de fora é mais fácil falar; dizes tu. Mas olha que compreendo perfeitamente.
    Desejo que tudo corra pelo melhor e pensa positivo. OK?
    Fazes bem em escrever este estado de alma... Força!

    -
    Esculpir um novo resumo.

    Beijo e uma boa noite ! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá. Compreendo a situação. Mas pense que melhor que um casamento é ser-se feliz. O casamento é apenas um apenso ou uma adenda a essa felicidade. O casamento vai acontecer quando tiver que acontecer. Tudo está determinado pelo destino.

    O que é preciso é serem muito felizes, um dia serem pais, e...sorrirem para a vida

    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Deve ser uma sensação horrível, mas vocês estão juntos e bem e isso é o mais importante.
    As coisas acontecem quando têm de acontecer.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, temos que nos ir animando com as coisas boas :) beijinhos

      Eliminar
  4. Acho que numa coisa tens toda a razão, por muito que as pessoas que vos rodeiam possam tentar entender o que estão a passar, só quem está a passar pelo mesmo vai verdadeiramente entender.
    Espero que acima de tudo, daqui a um ano tenhas no teu casamento todas as pessoas que amas, bem e de saúde, que isso é de certeza o mais importante.
    Força desse lado*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida. A verdade é mesmo essa, só quem passa consegue entender. Mas o tempo não cura, mas apazigua tudo. E, certamente, assim será 😊

      Eliminar
  5. Eu tenho andado a pensar nos noivos que tiveram que adiar o casamento e bem imagino a dor associada que deve ser, principalmente num caso como o vosso em que já estão a planear há dois anos. Vai ser doloroso, mas é também uma boa oportunidade para repensarem como fazer o casamento ainda melhor do que poderiam ter inicialmente pensado. Se tiverem que mudar para uma data em que ainda não tenhamos voltado à total normalidade, será que podem fazer um casamento muito mais pequeno e muito mais simpático, mesmo só com aquelas pessoas que lá querem ter. Vão ter a desculpa do distanciamento social para que toda aquela gente que têm que convidar só porque a mãe quer, poderem tirar da lista. Assim também irão ter menos custos com o casamento e mais dinheiro para a vossa casa que querem comprar. Não sei se reduzir o espaço e os custos nesta altura pode ser considerado, mas fica a ideia. Nada como tentar identificar o lado positivo que este atraso vos pode trazer. Lembrei-me do tamanho e custos associados ao casamento mas talvez hajam outros benefícios tal como a vossa relação ficar ainda mais forte por estarem a ultrapassar algo difícil juntos ou outro benefício. Espero que consigam encontrar o lado positivo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, obrigada pelas palavras. Felizmente temos um casamento à nossa medida e apenas com os convidados que queremos, apesar de serem muitos. Não nos faz sentido fazer um casamento mais pequeno por causa do vírus. Preferimos esperar. Namoramos há doze anos e esperamos tanto para casar por isso mesmo, queríamos um dia com os nossos ao nosso lado. Não queremos um casamento com qualquer restrição, nem máscaras nem distanciamento social, não nos faz mesmo sentido. Como disse temos uma segunda data para Outubro, mas não acreditamos muito porque, certamente, existirão restrições e não as queremos. Não é fácil ehehe obrigada pelo carinho

      Eliminar
  6. Passamos a vida a adiar a vida e entretanto a vida acontece e acontecem destas coisas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Depois vem a vida e mostra que quem manda é ela.

      Eliminar
  7. Bolas, verdade! Afinal é toda a vossa vida que está a ser adiada. Nunca me tinha debruçado sobre isso até porque nunca tencionei casar e temos isso bem claro na nossa relação mas quem sonha com este momento adia uma vida também. Que tudo corre pelo melhor e quem sabe se não será por melhor. Os abraços vão ter outro sabor quando subirem ao altar. Muitas felicidades e quando precisares estamos cá para "ouvir". Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada. Verdade, acredito que quando acontecer teremos ainda mais presentes o sabor bom da vitória ❤️

      Eliminar
  8. Pessoalmente, não me faz sentido adiar a vida por causa do casamento, mas eu fiz tudo ao contrário na minha vida. Casei com um filho de 9 anos e uma filha na barriga. Estive noiva 5 anos e tudo bem com isso, porque, na verdade, o casamento foi uma celebração da nossa relação com as pessoas de quem gostamos, mas mudou exactamente zero na nossa vida. Já vivíamos juntos há anos. Também não me faz sentido gastar o dinheiro que se gasta nos casamentos. Eu certamente não gastei e nunca seria capaz de abdicar de tanta coisa durante tanto tempo para gastar uma fortuna num dia só, que não tem tanta importância assim para mim. Casei de ténis nos pés, um vestido cor-de-rosa da Mango e no registo com meia dúzia de pessoas. O resto esteve connosco num jantar no dia seguinte. E foi isto. Para mim, talvez não tivesse tido um impacto tão grande como está a ter em ti, porque claramente a importância que damos a esse dia é diferente. Não estou a julgar :) quando o dia, finalmente, chegar... vai saber-vos como nunca ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

cof cof