Avançar para o conteúdo principal

Respirar de novo


Como tinha falado por aqui a minha vida andava em suspenso. Finalmente, desde terça-feira, o meu coração e cabeça puderam sossegar e parece que voltei a respirar.

Estava tudo mais ou menos normal apesar de, de repente, ter perdido 3kgs. Como TODOS OS ANOS, fui fazer a consulta de planeamento. Uma citologia normal, análises e exames habituais e análises que fazem às mulheres quando querem engravidar. Um dia ao chegar a casa tinha uma carta com consulta já marcada no hospital da minha residência. Haviam alterações na citologia. Dramática como sou, isso chegou para panicar. No meio disso tudo fiquei muito assustada porque, apesar de não falhar com estas consultas, o ano passado não me fizeram citologia porque a anterior estava bem.
1o lição aprendida : se o sistema nacional de saúde não faz, tenho que pagar e fazer eu, porque de um ano para o outro tudo pode mudar.

Andei a ver algumas informações na net, pedi relatório a uma enfermeira conhecida e a coisa podia não ser nada, ou ser tudo. Fui à consulta onde me fizeram uma colposcopia. Durante o exame e consoante o aspecto da coisa o médico vê se há necessidade de biopsia. Pois que houve.
Perante isto mais assustada fiquei mas são procedimentos.
No fim da consulta perguntei ao médico o que poderia ser. Se ferida, se HPV... Sei lá... Mas a resposta foi dura, chocante e, agora à distância percebo que desnecessária e muito fria... "Pode ser cancro". Assim, como quem diz que o almoço é massa.
No momento nem me caiu a ficha, depois é que foram elas.

Felizmente não é nada grave. É apenas uma infeção que, pelo que percebi até é comum, que se trata com antibiótico tomado por mim e pelo namorado. Foi SÓ o maior susto da minha vida mas que, apesar de tudo (neste caso, de nada), me ensinou algumas coisinhas. Dessas lições falarei noutro post, mas para já quero que isto vos sirva de exemplo porque muitas de nós evitam estas consultas. Meninas isto é sério, é importantíssimo e sim, pode ser mesmo grave. É desconfortável? É... Mas é a nossa saúde e, com ela, a nossa vida que está em causa.

Pelo que sei agora citologias são feitas de três em três anos e isso é mesmo ridículo. Eu avançarei para particular porque con isto não se pode mesmo facilitar.

Obrigada a todas as meninas que deixaram aqui uma forcinha, foi realmente bom o vosso carinho.

Comentários

  1. Ainda bem que o resultado foi esse. Nem quero imaginar passar por um sufoco desses. O meu médico de família diz que as citologias agora são de 5 em 5 anos, mas eu faço pelo privado todos os anos

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz que não seja tão grave quanto parecia! Vai passar :)
    Fico mesmo à espera desse post, confesso que não estou por dentro do assunto....

    ResponderEliminar
  3. Eu faço citologia de 2 em 2 anos, a menos que tenha algum tipo de queixa, de contrário, faço assim. Há uns anos tive uma ferida no útero que também poderia ter evoluído para cancro, fiz citologia, biópsia, tudo e mais alguma coisa, e concordo que é assustador. Mas felizmente foi só uma ferida que foi queimada e ficou tudo bem. Ainda bem que contigo também está tudo bem :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, investe num seguro de saúde e consegues essas consultas bem mais em conta e citologias com análise no máximo por 25€ se não tiver incluído na consulta. Tive uns problemas no início do ano e o que me safou foi mesmo o seguro de saúde que me permitiu ir ao privado sem gastar balúrdios senão estava bem tramada ainda... Temos que ter sempre fé e pensamento positivo!
    Beijinhos e tudo a correr bem *

    ResponderEliminar
  5. Eu tive uma chamada num fim de semana a dizer que tinha a citologia alterada e que tinha que ir sem falta na semana seguinte ao médico, caiu-me tudo, aqueles dias todos, os exames, esperar pelos resultados que felizmente correram bem, acabei por fazer a vacina do HPV para prevenção futura, mas percebo bem o susto e ansiedade.

    ResponderEliminar
  6. Realmente que valente susto! Percebo perfeitamente o que é panicar quando nos detetam algo que não é "normal".
    Não faço a citologia pelo sistema nacional de saúde. Mas todos os anos do mês de Agosto, tiro um dia das minhas férias para a minha consulta na ginecologista. Seja pelo sistema nacional de saúde, seja pelo particular nunca deixem de fazer os exames.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que susto, o que importa é que está tudo bem :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

cof cof